A OPPO é o grande destaque do relatório. Além de ter crescido nada menos que 109% em relação ao 2015, a fabricante local também ficou com o modelo mais vendido, o R9, que totalizou 17 milhões de unidades, ou 4% do mercado chinês - marca histórica em vendas. OiPhone 6s ficou com a segunda posição, com 12 milhões de unidades, ou 2% do total.
O motivo para preocupação, no entanto, não é apenas a perda da liderança do modelo mais vendido. Enquanto o mercado chinês cresceu, a Apple teve queda no total de vendas em relação a 2015. No ano passado, foram vendidos 21% menos smartphones da Maçã no país, declínio superado apenas pela Xiaomi - que já avisou que não vai revelar números oficiais -, com 22% a menos.
O pódio das empresas que mais aumentaram o total de vendas tem, além da líder OPPO, aVivo (78%) e a Huawei (21%).
Atrativos no mercado chinês
O diretor de pesquisa da Counterpoint, Neil Shah, avaliou quais são os elementos-chave que o consumidor chinês busca em um smartphone quando vai comprar um aparelho. Além de destacar que o setor intermediário está em expansão no país, essas características explicam a queda da Apple no mercado:

Os recursos chave que estão direcionando o mercado de smartphone são o carregamento rápido, telas OLED, baterias maiores e câmeras duplas, que já estavam disponíveis. Mas muito disso não é oferecido pelo iPhone 6s.

O iPhone 7 Plus tem bateria maior e câmera dupla, mas está além do alcance de muitos consumidores na China por conta do preço. No iPhone 8, há rumores de que a tela OLED estará presente, o que é positivo. Acho que o próximo modelo será crucial para a Apple.

Axact

Revista 11

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